bol6
BLOG
Notícias
18 jan 18

Quais são as novas tecnologias e o que mudam na sua empresa

A Indústria 4.0 e os seus conceitos que englobam as principais inovações tecnológicas nas áreas da automação.

A Indústria 4.0 e os seus conceitos que englobam as principais inovações tecnológicas nas áreas da automação, controle e tecnologia da informação estão mudando o formato da produção, trazendo agilidade e personalização para as indústrias e os seus respectivos setores produtivos. Conforme já foi dito anteriormente, a também conhecida como Quarta Revolução Industrial está sendo conhecida como a “Era do Conhecimento”, pois este se encontra mais difundido e dividido na cadeia produtiva.

Vale salientar que as novas tecnologias presentes na automação industrial tornam as máquinas mais integradas ao sistema produtivo, com maior interação entre elas e fazendo esta nova característica acontecer de forma natural e autônoma.

Portanto, quais tecnologias estão sendo aplicadas com a Indústria 4.0 e o que elas irão mudar no panorama da sua empresa?

Quais são as novas tecnologias da Indústria 4.0?

A Indústria 4.0 é um novo panorama no ambiente industrial, que alinha a automação com a internet das coisas e as fábricas inteligentes. Transformando isso num conceito paupável, pode-se dizer que a Indústria 4.0 é composta de pilares e princípios. Os princípios são características que definem um ambiente industrial como “4.0”, que deve ter:

Capacidade de operação em tempo real, com a aquisição e tratamento de dados de forma praticamente instantânea;
Virtualização, com simulações não só de equipamentos mas do ambiente de produção como um todo, fazendo com que o monitoramento remoto dos processos seja acessível através de sensores e da automação;
Descentralização, pois a tomada de decisões não fica somente a cargo dos humanos, podendo ser feita através dos sistemas de gerenciamento e de acompanhamento em tempo real da produção;
Modularidade, uma vez que a partir da descentralização a produção pode ser feita de acordo com a demanda, podendo ter o acoplamento ou desacoplamento de módulos na produção. Isso oferece escalabilidade e flexibilidade a produção, podendo inclusive as tarefas serem alternadas entre as máquinas.

Além dos princípios, conforme dito a Indústria 4.0 também conta com pilares, que são basicamente as tecnologias que são aplicadas a linha de produção:

IoT ( Internet of Things – Internet das Coisas), que consiste na conexão de objetos físicos a internet, fazendo com que haja a troca de informações e a coleta de dados;
Big Data Analytics, que são estruturas para a análise de dados e gerenciamento dessas informações;
A Robótica ou Automação, que já é aplicada na industria atualmente, porém com a Indústria 4.0 ganha novas habilidades para o trabalho sem a supervisão humana;
Computação em Nuvem (emCloud Computing/em), que é um modelo de tecnologia no qual permite o desenvolvimento da Indústria 4.0, uma vez que os dados adquiridos serão compartilhados com diferentes localidades, além dos servidores da empresa. Assim, faz com que se ganhe agilidade e capacidade de processamento.

O que elas mudam na sua empresa? 

A Indústria 4.0 é uma mudança muito bem vinda no setor produtivo, pois traz agilidade, inteligência e a capacidade de processos mais rápidos e flexíveis, além do setor como um todo ser mais eficiente e produtivo. Esta mudança só é possível devido aos crescentes avanços tecnológicos.
As empresas serão sim impactadas com a Indústria 4.0, porém esse impacto tem tudo para ser positivo. Os seus conceitos e princípios são aplicáveis para qualquer panorama empresarial, bastando uma análise prévia de quais tecnologias são positivas para aquele cenário.

Eletronor possui experiência e uma linha completa de produtos e serviços para automação e controle industrial, um dos pilares para a aplicação da Indústria 4.0 na sua fábrica. Entre em contato com o nosso time!

Leia também