Soluções da Rockwell Automation otimizam projetos, reduzem prazos e melhoram a eficiência operacional.
Implementação de Gêmeo Digital para Otimização de Projetos
Com foco em superar esses desafios, a Águia Sistemas então implementou as soluções Emulate3D™, Studio 5000® e FactoryTalk® Logix Echo da Rockwell Automation, que hoje são utilizados pelo time de engenharia de software para simular novos conceitos e demonstrações para clientes, além do pré-comissionamento.
O processo de implementação e desenvolvimento das soluções na companhia seguiu um processo estruturado em várias etapas, garantindo uma integração eficiente. Esse processo incluiu, primeiramente, a avaliação das necessidades da empresa para identificar como e em quais áreas poderia agregar maior valor. Com os requisitos já definidos, foi traçado o planejamento do projeto com metas estratégicas e objetivas, que priorizaram a redução dos prazos, a gestão eficiente dos recursos humanos, a aceleração do processo de comissionamento, a diminuição de falhas na programação, a identificação e eliminação de gargalos, além da implementação de melhorias contínuas nos projetos.
A partir daí, a equipe técnica trabalhou na configuração e na customização das soluções e, posteriormente, realizou testes extensivos em um ambiente controlado, simulando diversos cenários operacionais e de projetos para validar a precisão dos gêmeos digitais e ajustar parâmetros conforme necessário.
Toda a implementação ocorreu de forma gradual, começando com um projeto piloto para minimizar riscos e interrupções e, após a validação, expandindo para outros tipos de projeto. O time da Rockwell Automation junto a Eletronor conduziu sessões de treinamento para capacitar a equipe da Águia Sistemas no uso das soluções, com suporte contínuo para auxiliar na resolução de problemas e ajustes finos da ferramenta. Atualmente, a Águia já utilizou as soluções em ao menos três grandes projetos em etapa de estudo, engenharia e implementação.
“Sem a utilização do Emulate3D™ os prazos de execução desses projetos poderiam ter sido estendidos, já que toda a parte da lógica de controle desenvolvida só poderia ser testada após a máquina ser montada no cliente, processo que hoje não enfrentamos mais”, ressalta Alessandro Marcelo Ferreira, analista de automação sênior da Águia Sistemas.
Resultado
E os resultados da parceria entre Rockwell Automation, Eletronor e Águia Sistemas não param por aí: além da redução do tempo de desenvolvimento, o principal impacto até o momento foi a redução no tempo de comissionamento, com a execução de testes virtuais que permitem identificar e resolver problemas antes da implementação física.
“Com o simulador, conseguimos atingir uma performance e uma velocidade de implementação de projeto que proporcionou um ganho de tempo de até 60%, demonstrando a eficácia das técnicas de planejamento e comissionamento virtual em sistemas de automação”, conta Ferreira.
Outros ganhos foram redução de custos; melhoria na qualidade do comissionamento físico; aumento da capacidade produtiva; maior flexibilidade e adaptabilidade; otimização da visualização dos clientes; redução de retrabalho; facilidade de integração com outros fabricantes; melhora da curva de aprendizado; facilidade de acesso à documentação; e melhora na tomada de decisões com acesso a dados e insights mais detalhados.
Outra área também impactada pelo gêmeo digital foi a de ESG. Isso porque a alocação de recursos humanos e materiais foi otimizada, resultando em etapas de comissionamento mais enxutas e econômicas. Além disso, houve a redução do desperdício com a diminuição da necessidade de montagem física de equipamentos para testes, resultando em menos desperdício de materiais e economizando recursos humanos necessários para o desenvolvimento, montagem e realização dos testes. Ainda houve uma diminuição no consumo de energia associado, o que contribuiu para a sustentabilidade ambiental da empresa. Essa abordagem não apenas otimizou os processos de teste, mas também promoveu práticas mais sustentáveis dentro da companhia.