mito40a_blog
BLOG
Notícias
18 jan 18

Como a Indústria 4.0 pode aumentar a sua produtividade?

A Indústria 4.0, um dos pilares da Quarta Revolução Industrial.

A Indústria 4.0, um dos pilares da Quarta Revolução Industrial, já está sendo amplamente utilizada e adotada na indústria. Além de não ser considerada mais como uma opção e sim uma realidade frente as mudanças que essa área tem pela frente, também pode ser considerada única. Esta afirmação se dá pelo fato de que pela primeira vez os seus rumos estão sendo definidos ao mesmo tempo em que vivenciamos as suas mudanças e as direções que estão sendo tomadas para a sua aplicação.

Esse caminho que as fábricas do presente tem de seguir em direção a uma produção do futuro pode ser considerado irreversível. O próprio conceito de Indústria 4.0 por si só já mostra a tendência que as fábricas irão ter em direção a esse novo período. Este conceito engloba as inovações tecnológicas no campo de automação, controle e tecnologia da informação, aplicados a linha de produção e aos processos de manufatura. Sendo assim, os processos tendem a se tornar mais customizáveis, eficientes e autônomos.

O que é a Indústria 4.0?

O termo Indústria 4.0 nasceu na Alemanha em 2011, e desde então tem sido amplamente debatido e aplicado em ambientes industriais por todo o mundo, com resultados excepcionais. Como conceito, possui alguns princípios (também chamados de fundamentos) e pilares, que são divididos entre as tecnologias e as formas de aplicação destas tecnologias.
Os seus princípios são:

  • Operação em tempo real;
  • Virtualização a partir da simulação computacional;
  • Descentralização da produção e de processos decisórios;
  • Modularidade acompanhando a demanda;

Estes princípios são acompanhados de pilares que tornam a Indústria 4.0 realidade, que são:

  • Internet das Coisas (IoT);
  • Big Data e Análise de Dados;
  • Robótica e Automação Industrial;
  • Simulação;
  • Cloud Computing (Computação em nuvem);

A adequação aos princípios e pilares da Indústria 4.0 por parte das plantas e fábricas de produção pode se dar de maneira gradual ou total, porém um fator inerente aos avanços tecnológicos é a automação e inserção dessas tecnologias no ambiente.

Como a Indústria 4.0 aumenta a sua produtividade?

A partir da conceituação e da adequação da aplicação da Indústria 4.0, pode-se começar a traçar cenários em que a sua utilização acarreta em mudanças e melhorias no ambiente produtivo.
Como exemplo, podemos citar a Internet das Coisas sendo aplicada a linha de produção, fazendo com que a comunicação máquina-máquina se dê de forma autônoma e instantânea. Assim, surge uma rede de comunicação entre objetos físicos, veículos, ambientes e máquinas, que trocam dados e informações para que haja uma melhor interação entre esses elementos de controle.
Outro exemplo importante é a aplicação da Robótica e da Automação Industrial, que juntamente com os outros pilares da Indústria 4.0 se tornará ainda mais inteligente e autônoma afim de cada vez mais melhorar os indicadores de produção.

O caminho para a indústria conectada é irreversível, uma vez que a sua aplicação resulta em fábricas e linhas de produção mais competitivas e com maior produtividade. A Eletronor possui experiência e uma linha completa de produtos e serviços para automação e controle industrial, um dos pilares para a aplicação da Indústria 4.0 na sua fábrica.

Leia também