Design sem nome (46)
BLOG
Inovação 4.0
23 jun 23

IoT: o que a Internet das Coisas pode fazer pela sua indústria?

A IoT é uma das inovações mais impactantes da Indústria 4.0

A IoT é uma das inovações mais impactantes da Indústria 4.0. Com a capacidade de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet, a rede pode automatizar e monitorar processos, além de coletar dados com o mínimo de intervenção humana. Hoje, são mais de 7 bilhões de dispositivos IoT conectados, com expectativa de chegar a 10 bilhões em 2020 e 22 bilhões em 2025.

Apesar de ser bastante utilizada em objetos do cotidiano, como geladeiras e televisões inteligentes, é na indústria que a IoT alcança seu máximo potencial de disrupção. Tanto que, por vezes, é chamada de IIoT: a IoT industrial.

Ela se refere especialmente à instrumentação e controle de sensores e dispositivos que envolvem tecnologias de nuvem. Dessa forma, as indústrias conseguem conectar uma máquina a outra para automatizar a produção. A técnica é capaz de diminuir o tempo na fabricação, além de evitar erros humanos – otimizando assim os recursos da empresa.

Além disso, com o surgimento da nuvem, machine learning e outras tecnologias, você pode se beneficiar de uma nova camada de automatização. As principais tarefas que a IoT desempenha hoje na indústria são:

  • Fabricação inteligente
  • Ativos conectados e manutenção preventiva e preditiva
  • Redes de energia inteligentes
  • Cidades inteligentes
  • Logística conectada
  • Cadeias de suprimentos digitais inteligentes
  • As aplicações de IoT

As aplicações de software como serviço (SaaS) são capazes de analisar e apresentar dados capturados do sensor de IoT por meio de painéis. Utilizando algoritmos de machine learning, elas analisam grandes quantidades de dados, com seus sensores conectados à nuvem.

E ainda, com os painéis e alertas da IoT em tempo real, você obtém diversas informações, como visibilidade dos principais indicadores de desempenho e estatísticas do tempo médio. O algoritmo é capaz de identificar problemas durante o trabalho, enviando alertas aos usuários ou acionando correções automatizadas de maneira imediata. Além disso, os sensores podem analisar continuamente o maquinário, programando manutenções preventivas nos melhores momentos para que sua produção continue funcionando na melhor capacidade.

Outra possibilidade que a IoT oferece é o rastreamento e restrição de ativos.  Com os sensores, você pode contar com um ring-fence, que garante a proteção de ativos de alto valor contra roubo e remoção.

Os setores que mais se beneficiam com a IoT

Fabricação

O IoT otimiza cada processo da linha produtiva, de montagem a manutenção das máquinas. Além disso, a rede é capaz de medir continuamente seu desempenho e sugerir melhorias no processo, acelerando a produção e diminuindo ainda o tempo e matéria-prima gastos. Tudo com uma grande precisão, capaz de reduzir custos operacionais, melhorar o tempo de atividade e o gerenciamento do desempenho dos ativos.

Automotivo

Além dos benefícios citados acima, os sensores podem detectar falhas iminentes dos equipamentos nos veículos e alertar o motorista com detalhes e recomendações.

Transporte e logística

Com os sensores de IoT, frotas inteiras podem se beneficiar de informações agregadas, como condições climáticas e disponibilidade de veículo ou motoristas para determinada operação. Com a integração entre estoques, também é possível saber qual material está em falta em determinado local. Além disso, setores como os farmacêuticos e alimentícios precisam de um monitoramento constante de temperatura na estrada – necessidade que pode ser facilmente desempenhada pela IoT.

Varejo

O gerenciamento de estoques muda totalmente com a IoT. Por exemplo, prateleiras inteligentes com sensores de peso podem coletar informações e enviar os dados para a plataforma IoT, alertando caso os itens estiveram com pouca carga.

Setor Público

Os sensores de IoT possuem grande capacidade de comunicação em massa com agilidade. Dessa forma, eles podem disparar alertas em tempo real para a população, além de fornecer dados preciosos sobre problemas nos serviços de água, energia ou esgoto.

Assistência médica

Com grande capacidade analítica, o IoT é capaz de monitorar parâmetros biomédicos em larga escala, munindo a equipe médica e de enfermagem com informações valiosas sobre os pacientes.

E muito mais!

Leia também